Resumo do que é o CNERA
A arte começa com o “Os homens das cavernas”, que usavam as pinturas rupestres, para se comunicar e se expressar com seus semelhantes, antes da consolidação da linguagem verbal, onde ficaram registrados seus hábitos e experiências.
Ao decorrer dos séculos, o fenômeno artístico vem sendo utilizado cada vez mais em diferentes formas de se transubstanciar, como por exemplo, a linguagem, fotografia, cinema, pinturas, esculturas, dança, arquitetura, teatro, música, literatura, gastronomia, direito, entre outros contemporâneos, criando sua própria história.
A Mitologia traz em seu bojo a experiência, ora ilustrando templos sagrados e tumbas, como dos egípcios, onde todas as histórias da vida cotidiana e mesmo da vida após a morte (auxiliando na educação daquele povo), com os deuses gregos, os registros míticos chegam a se misturar com a realidade dos fatos, contados e cantados.
Nos séculos XV e XVI, essas expressões acompanham o homem durante todo seu desenvolvi-mento fazendo parte de sua história, com mitos dos mais populares até os mais ocultos sendo capaz de surpreender e encantar a qualquer um que se permita uma breve contemplação.
No Renascimento o movimento artístico ganha novas perspectivas, com um toque de requinte as pinturas e esculturas passam a se confundir com a realidade ao contrário do que ocorria nas ilustrações da Idade Média.
Diante desse cenário, a Igreja Católica apropriou-se de diversos eixos artísticos, com intuito de educar seus fieis e se aproximar mais da realidade destes, através do imaginário visual, com a figura da arte sacra da vida de Cristo, hoje trabalhada pela arquitetura e defendida pelos advogados, turismólogos entre outros . Não se pode afirmar se é a arte que expressa a religião ou esta quem expressa àquela.
Porém, é perceptível que ambos institutos se entrelaçam como a música cantada de forma poética, transformando-se em um só corpo dançante, fortalecendo crenças e abrangendo a espiritualidade de maneira coreografada com passos ditados de como alcançar o sagrado.
No ensino, brinca-se com o lúdico juntamente com as artes auditivas (música e literatura), desenvolvendo o aprendizado de crianças especiais, inclusive nas crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, podendo ser trabalhado conjuntamente com a logoterapia no auxilio dessa educação, sendo uma indispensável para a outra e nesse enlace de almas busca-se por meio destas o sentido da vida.
O Iº Congresso Nacional de Educação Religiões e Artes - CNERA, tem como objetivo interligar áreas tão distintas, mas tão afins que é a Educação, Religiões e as Artes, entre outras que entram nesse tão belo enlace, que podem ser consideradas como artes, defensoras, e propagadoras dessas tão belas áreas, de forma interdisciplinar.